Você certamente já ouviu falar sobre a criação de cenários dentro de uma empresa, uma ferramenta utilizada na construção de planejamento estratégico futuro.
Os cenários identificam fatores quem podem ser tornar reais a longo prazo, permitindo a possibilidade de se preparar para as situações que estão por vir.
A ideia é aumentar a capacidade de percepção das pessoas, principalmente daquelas com ocupações que exigem tomadas constantes de decisões. Assim, permitimos aumentar o nível de consciência na organização e rompemos as barreiras emocionais ao que julgamos ser um futuro impossível.
Segundo estudos realizados pelos neurologistas David Ingvar e William Calvin, o cérebro humano tem a habilidade ancestral de mirar e atingir um alvo específico, como um projétil. Essa habilidade é atrelada a capacidade construir cenários que contenham possibilidades futuras, se acontecer “x”, poderei fazer “y”, mas se acontecer “z”, poderei fazer A, B ou C.
Dessa forma, as organizações podem se preparar para os mais diversos cenários e podem trabalhar com as perspectivas muito antes de tomar decisões.
Kommentare